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Desde o dia 23 de março está havendo cobrança de pedágio em dois trechos rodoviários no Paraná, os lotes 1 e 2, de responsabilidade, respectivamente, das concessionárias Via Araucária e EPR Litoral Pioneiro, mas as obras de ampliação devem começar apenas no terceiro ano.
Já para a região de Maringá, que faz parte do lote 4, com total de 627 quilômetros entre Londrina, Arapongas e Umuarama até Guaíra, a previsão é que o leilão da malha seja realizado apenas no segundo semestre deste ano.
O CBN Rural conversou sobre isso com o técnico Nilson Hanke Camargo, do Departamento Técnico e Econômico do Sistema Faep/Senar-PR. Segundo ele, desde novembro de 2021, quando encerraram os contratos de concessão rodoviária no Paraná, a situação logística vem se agravando no estado, devido a rápida deterioração das estradas, o que tornou o frete rodoviário mais demorado, caro e inseguro. Para os produtores rurais, em especial, que dependem da malha para transportar suas safras, bem como fazer o escoamento até o Porto de Paranaguá, a situação se tornou bastante crítica.
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